Branco Italiano na Taça, APROVADO!
Sigo na minha saga de sempre, intensificada pela atual conjuntura, da busca de de vinhos PQP, ou seja, de boa relação Preço x Qualidade x Prazer. Hoje em dia a busca é por vinhos que surpreendam num preço entre 50 a 150 Reais, melhor ainda se abaixo das 100 pratas, como este.
Gosto muito de vinhos brancos então não me fiz de rogado quando este me foi apresentado. Um branco de boa estrutura e fresco elaborado com as castas Grechetto e Trebbiano, um blend típico de Soave, não confundir com os nossos “suaves” (!), no Veneto porém este vem da Úmbria mais ao sul da Itália.
As uvas são cultivadas no município de Torrececcona, a 350 metros acima do nível do mar; o solo é de textura média e argiloso, vinhas de 12 anos gerando um vinho de cor amarelo palha com belos reflexos dourados sem passagem por madeira e sem maloláctica. No nariz é possível perceber notas de florais, frutas cítricas, pêssego, damasco e frutas tropicais como abacaxi, um nariz bastante interessante de média intensidade.
Na boca, onde mais aprecio os vinhos (rs), o Terre de la Custodia Desiata Duca Odoardo Bianco Umbria IGT, revela-se fresco, seco, frutado, equilibrado e de corpo médio, apresenta uma certa untuosidade e cremosidade, um final de boa persistência com notas amendoadas.
Experimentei o vinho acompanhando uma pasta (fetuccine) ao pesto de rúcula coberto por uma boa porção de parmesão ralado fresco e grosso, harmonizou bem demais e, obviamente, deverá acompanhar bem tudo o que é frutos do mar, peixe e até carnes brancas. A experiência foi boa e a safra 2018 está no ponto de sua complexidade não devendo evoluir muito mais, tops mais um ano. Vinho na casa dos 80 Reais, mais ou menos 5 o que acho bastante justo para a qualidade oferecida o que o torna um bom exemplo de vinho PQP.
É isso, Kanimambo pela visita e em breve tem mais coisa por aqui, começo a ter gosto por escrever novamente! rs Saúde
Bom dia. Que grata surpresa. Bebi esse vinho há uns 5 anos, quando estive em Roma com minha esposa, mas vacilamos e não trouxemos na mala nenhum rótulo (rsss) e nunca achamos aqui no país. Seria problema indicar onde encontrou por aqui? Forte abraço e parabéns pela resenha e pela qualidade dos textos.
Olá, boa tarde. Na Vino & Sapore na Granja Viana, Cotia, SP, tem. De resto não sei, desculpe
Muito obrigado pela informação!
Dependendo de onde vc esteja, vale uma consulta no Google.
Vicente, boa noite, não tem só este não, vale passar lá num final de semana e dar uma boa olhada. Tem um bom restaurante logo em frente para almoçar por perto também!
Abs.,
Guilherme
Guilherme, muito obrigado pela informação ! Pena que moro em outro Estado e aí complica…rssss
Forte abraço e saúde!
Olá J. Clemente. Por favor, faça a força que for necessária para continuar a ter gosto por escrever!!!! Sei que foi apenas um gracejo. Quem nasce pra trocar informações da forma como você faz nunca apaga essa chama. Gostei muito da avaliação do branco PQP. Vou “caçar” uma garrafa aqui no meu Rio de Janeiro. Abraços.
Olá J. Clemente. Sou “vidrado” nos teus artigos. Confesso ser um caçador de garrafas de 375ml por serem a dose certa para a patroa e eu, aqui em casa. Além disso guardo as garrafas vazias para seguir a tua orientação de usar para guardar metade de uma garrafa de 750ml com grande eficiência. É, de verdade, o método mais conveniente para guardar as sobras de uma garrafa “preciosa” não bebida de uma vez. E, para arrematar, “Falando de Vinhos” é parada obrigatória para quem quer saber um pouco do que se passa nesse mundão de vinhos e uvas. Obrigado pelos textos!!!